Formica é uma marca registrada de origem estadunidense (mas atualmente pertencente à empresa neozelandeza Fletcher Building) de laminado decorativo de alta pressão. Curiosamente, o nome virou sinônimo do produto, de tal forma que é comum as pessoas empregarem o termo "fórmica" para se referir aos laminados decorativos mencionados.

A empresa foi fundada em 1913 nos Estados Unidos, após o desenvolvimento de um novo material, o substrato fenólico, que viria a substituir a mica (filossilicato), usada até então, em instalações e isolamentos elétricos.

O substrato fenólico foi amplamente utilizado como placa isolante elétrica durante a 1ª Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Formica fabricou hélices de avião de madeira revestidas em plástico. Após a guerra, o uso técnico do material decaiu muito, fazendo com que a empresa, na década de 70, se especializasse na produção de laminados decorativos. Em 2007, a empresa foi comprada por US$ 700 milhões pelo grupo Fletcher Building, da Nova Zelândia.

Os produtos da Formica são desenvolvidos para atender a indústria moveleira, a construção civil (utilizado no revestimento de paredes e pisos, sendo ainda aplicados na fabricação de formas para concreto, balanceamento de chapas e produção de divisórias e fachadas), a arquitetura, a decoração e a marcenaria. No Brasil, a matriz produtora dos produtos Formica é a Formline Indústria de Laminados, localizada em Suzano-SP.

País de origem: Estados Unidos

Distribuidores de Formica em Brasil

Outras marcas relacionadas: